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Marina Bay Sands: um ícone da engenharia em Singapura


No mês de outubro de 2023, o engenheiro Ricardo Bergan Born, da BornSales Engenharia, esteve em Singapura participando do CTBUH International Conference, realizado pelo Council on Tall Buildings and Urban Habitat.


Em Singapura, uma das construções mais reconhecidas em todo o mundo e que, de fato, chamou atenção de Ricardo, é o Marina Bay Sands. Por isso, decidimos reunir algumas informações técnicas sobre este ícone da engenharia.


Cabe destacar, em primeiro lugar, algumas curiosidades: as três torres possuem aproximadamente 200 m de altura, enquanto o SkyPark, que conecta a estrutura no alto, tem o comprimento maior do que a Torre Eiffel deitada. O custo total da obra foi de cerca de 8 bilhões de dólares e, diferente do que se poderia imaginar, a realização total do projeto levou apenas quatro anos - de 2006 a 2010.


O planejamento para uma obra dessa magnitude é importante para garantir que tudo ocorra de maneira eficiente e segura. 


Singapura é uma ilha com uma geologia complexa. O local onde o Marina Bay Sands foi construído apresenta uma camada de argila mole e compressível, o que poderia ser problemático para a sustentação de edifícios altos e pesados. Por isso, a fase de preparação do terreno é decisiva para o bom andamento do projeto, desde o planejamento, passando por movimentação de terra e drenagem.


Nas fundações, foram utilizadas estacas de concreto armado, principalmente para as torres do hotel, que foram cravadas a profundidades que variam de 20 a 70 metros, dependendo do local específico. Observa-se, também, a utilização de paredes diafragma, como elemento de contenção para o cassino e centro de convenções.


Podemos citar, ainda, os blocos de concreto armado, que ajudaram a distribuir as cargas das estruturas superiores, particularmente o SkyPark.


As torres, por sua vez, foram construídas usando um sistema de formas deslizantes, o que permitiu um rápido avanço vertical, o que contribuiu com a rápida conclusão do projeto, que foi executado de 2006 a 2010. Concreto armado de alta resistência garantiu a estabilidade das torres.


SkyPark, diferencial mais notável desse empreendimento, foi construído separadamente, içado e fixado no topo das três torres - imagine, novamente, a curiosidade que apresentamos no início do texto: estamos falando de uma estrutura maior que o comprimento da Torre Eiffel. Não à toa, foi necessário um sistema de monitoramento específico em tempo real durante esse processo para acompanhar o desempenho da estrutura.


Para coordenar todas as fases durante o andamento da obra, foi utilizado um sistema BIM (Building Information Modeling). Isso porque, quanto mais complexo é um projeto de engenharia, mais há a necessidade da integração das diferentes disciplinas - contando com a tecnologia da informação para conectar todas as pontas.


Por isso, o Marina Bay Sands não é apenas um símbolo do avanço arquitetônico, mas também um testemunho do que é possível alcançar com um projeto geotécnico bem planejado e executado. Ele serve como um estudo de caso instrutivo para engenheiros civis e geotécnicos em todo o mundo, demonstrando como os desafios do solo podem ser superados através da inovação e da excelência em engenharia.

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